segunda-feira, 8 de março de 2010

Documentário sobre o abate de golfinhos foi premiado no Oscar

The Cove: filme premiado pela Academia como o melhor documentário.



O documentário "The Cove" ("A Enseada") ganhou o Oscar de melhor documentário na madrugada desta segunda-feira. O filme mostra os pescadores de Taiji, no sudoeste do Japão, atraindo milhares de golfinhos para a cova, onde, segundo ativistas, eles são capturados para serem levados a parques aquáticos ou são abatidos para servirem de alimento.

Cidade japonesa critica filme sobre caça de golfinhos

Os pescadores de Taiji dizem que é preciso abater golfinhos regularmente para preservar a pesca na região. Eles alegam que a caça aos golfinhos é uma tradição centenária. Os animais são sacrificados para a venda da carne ou são vendidos vivos para aquários.
Os moradores de Taiji repudiaram o documentário, que foi gravado secretamente pelo americano Louis Psihoyos, diretor do "Flipper". Eles dizem que o filme distorce a realidade, embora poucas pessoas conheçam o local onde ocorre a matança na sua totalidade.

Vergonha
No entanto, Rosana Tsibana, 45, embaixadora da boa vontade da província japonesa de Okinawa e diretora de responsabilidade social da empresa de cosméticos Surya Brasil, disse à Folha Online que, "como descendente de japoneses", sente "vergonha dessa prática do país".
"O Japão sempre foi tão apegado à verdade, a um espírito de solidariedade e respeito", diz ela, que se refere à prática da pesca como "crueldade marinha". Ela participou em janeiro de protesto contra a caça de baleias e golfinhos em frente ao consulado do Japão.
Fonte: Bol

Nenhum comentário:

Postar um comentário